Cosmecêuticos são a união entre cosméticos e produtos farmacêuticos, com uma formulação que contém poderosa combinação de ativos que melhoram a condição e saúde da pele, geralmente de forma preventiva.
Enquanto os cosméticos atuam superficialmente na epiderme, os Cosmecêuticos têm
condições de alterá-la estruturalmente, oferendo propriedades como fotoproteção, hidratação e estímulo à regeneração celular.
Trata-se de um mercado adjacente ao de HPPC, que tem se mostrado muito dinâmico
e com alto potencial de crescimento no mundo todo.
No Brasil, que é o 4º maior mercado de HPPC do mundo e, portanto, bastante receptivo
a este tipo de consumo, os cosmecêuticos encontram condições muito favoráveis.
Este mercado inovador apresenta inúmeros desafios e destacamos 6 deles:
Desafios estruturais do setor
a. Oportunidades dos nacionais
A experimentação de produtos nacionais teve um impulso recente com a alta do dólar e da quarentena imposta pelo coronavírus, que causou uma redução das viagens internacionais.
A qualidade de nossos produtos e de suas formulações geraram uma resposta muito positiva às expectativas dos consumidores.
b. Ativos orgânicos e naturais
O Brasil deve se apropriar de sua biodiversidade e consolidar a verdadeira soberania nacional sobre seus imensos recursos biológicos em um novo modelo de desenvolvimento sustentável que proporciona benefícios sociais e econômicos para toda sociedade brasileira. O Brasil participa de acordos internacionais, sendo o mais importante a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), em vigor desde dezembro de 1993.
c. Efeito batom
Definição da indústria brasileira para a disposição do consumidor brasileiro em investir
em produtos de beleza mais baratos, mas com maior impacto visual e bem-estar. Este
efeito será preponderante diante da difícil conjuntura econômica atual e de curto prazo. O desafio é a escolha dos ativos e seu custo como fatores a considerar na formulação do produto.
Desafios de experiência do cliente
a. Prevenção & Tratamento
A expectativa de vida da população aumentou. Vive-se mais, e, portanto, a necessidade da prevenção, além do tratamento, torna-se fundamental. Como exemplo, temos a grande incidência de câncer de pele e a necessidade de uso contínuo de filtros solares.
A comprovação da eficácia dos inúmeros ativos presentes nestas fórmulas traz um desafio de P&D para as indústrias, além das usuais marcas, preço e promoções.
b. Multifuncionais & Clean Beauty
Os atributos de conveniência e multiplicidade de funções nas formulações dos produtos atendem à demanda do consumidor cada vez mais atento à valorização do uso do tempo e bem-estar (wellness), e seu foco em praticar hábitos saudáveis constantemente para obter melhorias na saúde física e mental.
Além da característica multifuncional, é latente a tendência de escolha por produtos fáceis de usar, com utilidades básicas, fórmulas minimalistas e ingredientes naturais.
c. Personalização
A coleta de informações sobre dados ambientais e de comportamento do consumidor através de redes sociais e apps são insumos para possibilitar um altíssimo nível de personalização.
Start-ups de beleza especializadas em personalização de cosméticos começaram a produzir recentemente no Brasil. Este é um movimento que vem crescendo na Ásia e na América do Norte. O investimento em tecnologia atenderá a um público diferenciado, que enxerga na personalização uma forma de expressar sua individualidade.
Comments