top of page

Você está fazendo o suficiente para liderar o mercado de locação de Máquinas & Equipamentos?

Atualizado: 20 de set.



O mercado brasileiro de locação de Máquinas e Equipamentos (M&E) apresenta boas oportunidades em vários setores da economia, como em transportes, energia, saneamento e telecomunicações. Sua empresa está realmente preparada para aproveitar esse potencial? Ou você está apenas flutuando no mar da mesmice, esperando que as coisas melhorem por si mesmas? A verdade é que a realidade do mercado brasileiro do rental é de competitividade acirrada, custos operacionais elevados, altos investimentos em equipamentos, rápida evolução tecnológica e sazonalidade da demanda. Esse é o cenário. Você está preparado para enfrentar essas barreiras?


E dentro dessa dinâmica de transformação, você já se perguntou como expandir sua base de clientes e alcançar novos mercados? Quais são as tendências do mercado de locação de M&E que sua empresa está ignorando? Está buscando serviços adicionais para aumentar a proposta de valor ou otimizando a gestão da frota para reduzir custos operacionais? E as tecnologias inovadoras como IoT, telemática e automação – sua empresa está realmente tirando o máximo proveito dessas oportunidades? Ou ela está presa em práticas antiquadas ou iguais às dos seus concorrentes, deixando passar as inovações que poderiam transformar seu negócio?


Este artigo faz uma análise da jornada estratégica da United Rentals (UR), a maior empresa americana de locação de equipamentos, e traz insights estratégicos de como navegar no oceano vermelho do mercado brasileiro do rental.


O Caso da United Rentals


Olhe o caso da United Rentals (UR). Fundada em 1997, tornou-se a maior locadora da América do Norte com um faturamento de US$ 14,3 bilhões e um EBITDA ajustado de 47,8%, com uma participação de mercado de 15% em 2023. Ela construiu uma rede global atingindo 1.584 filiais em 2023, sendo 1.504 delas na América do Norte. Isso não aconteceu por acaso. A UR inovou, adaptou-se à evolução das demandas do mercado e focou na satisfação do cliente. E sempre se preocupando com uma alta eficiência operacional. E você, está aprendendo com os casos de sucesso?


Dentre as várias iniciativas estratégicas da UR, destacamos três pilares fundamentais que acreditamos serem mais relevantes, considerando as relações atuais entre os participantes e os fatores ambientais do ecossistema do mercado brasileiro do rental:

  1. Diversificação de produtos e serviços

  2. Expansão geográfica

  3. M&A (Fusões e Aquisições)

Diversificação de Produtos e Serviços


A UR atende a setores e nichos variados, incluindo construção residencial e não residencial, industrial (energia, utilidades, manufatura, alimentos e bebidas, papel e celulose, petróleo e gás, entre outros) e segmentos como o de entretenimento. Isso reduz a volatilidade e mantém a estabilidade da sua receita. Sua empresa está diversificando suficientemente para mitigar riscos e capturar mais valor de diferentes setores? Ou está focando em poucos setores, correndo o risco de instabilidade financeira? Ela tem uma receita diversificada que fortifica sua capacidade de crescer em diferentes condições de mercado e cenários adversos?


Sem dúvida, para o mercado brasileiro do rental há muitas oportunidades para ampliar o portfólio de produtos e serviços, atendendo a uma variedade maior de indústrias e necessidades específicas de segmentos ou subsegmentos, desde pequenos equipamentos até grandes e pesados maquinários. Além disso, identificar e explorar nichos específicos do mercado local, em setores como o agronegócio, mineração e energia renovável, pode ser vantajoso. Por fim, focar em serviços de maior valor agregado pode aumentar a experiência e a fidelização de clientes, diferenciando-se dos demais concorrentes. Também personalizar serviços e oferecer soluções sob medida para as necessidades ou dores específicas podem fortalecer a relação com os clientes.


Expansão Geográfica


Com a sua rede extensa de filiais, a UR está presente em várias regiões na América do Norte, permitindo tempos de resposta rápidos e operações eficientes. A expansão em ritmo constante de suas filiais permite também avançar mais rapidamente em oferecer soluções especializadas e expertise a um número maior de novos clientes, antes não atendidos. E você, está explorando as oportunidades em todo o Brasil, ou limitado a uma área geográfica restrita ou de grande concentração, deixando vastas regiões de crescimento econômico inexploradas? 


O Brasil devido às suas dimensões continentais e cultura diversa, possui demandas por serviços de locação de equipamentos em regiões geográficas ou em mesorregiões com suas necessidades ainda não atendidas ou parcialmente atendidas. Assim, expandir a presença geográfica, especialmente em regiões em crescimento econômico, como por exemplo no Centro-Oeste, Norte e Nordeste, pode aumentar a base de clientes e melhorar a eficiência operacional. Você já fez uma análise de mercado criteriosa das mesorregiões que compõem essas regiões e identificou a convergência ou não das dores de potenciais clientes delas? 


M&A (Fusões e Aquisições)


As transações de M&A são um elemento chave como parte da jornada de crescimento da UR. As mais de 250 aquisições já realizadas, não só fortaleceram a sua posição no mercado, mas também proporcionaram significativas sinergias de custos, expandiram suas capacidades operacionais e diversificaram seu portfólio de produtos e serviços. A sua empresa está adotando uma postura proativa em identificar e investir em oportunidades de M&A? Ou está deixando passar chances de crescimento e inovação, enquanto outras empresas ganham escala e vantagem competitiva?


Em nosso artigo anterior, já mencionamos que o mercado brasileiro de locação de M&E é extremamente fragmentado. Essa fragmentação apresenta oportunidades de consolidação, ampliação da participação de mercado e presença regional. As locadoras brasileiras podem utilizar as transações de M&A como um caminho mais curto para ganhar escala, acessar novas tecnologias e entrar em novos mercados com uma velocidade mais rápida. Entre os benefícios estratégicos de uma abordagem de M&A, destacam-se:

  • Adotar uma postura proativa para identificar e investir em mercados emergentes e de alto crescimento, com foco em regiões com demanda por locação de equipamentos não atendida, como áreas em expansão em um setor industrial e projetos de infraestrutura.

  • Desenvolver parcerias estratégicas ou adquirir empresas menores para ter acesso à novas bases de clientes e incorporar Melhores Práticas operacionais. Isso pode incluir a integração de tecnologias avançadas e práticas de gestão eficientes, aprimorando sua competitividade no mercado.

  • Expandir a cobertura geográfica e diversificar os serviços oferecidos para reduzir riscos e aumentar a estabilidade da receita, por meio do estabelecimento de operações em novas regiões ainda com baixa penetração, especialmente aquelas com crescimento econômico.

  • Diversificar o portfólio de serviços para incluir soluções especializadas, como por exemplo serviços de energia móvel e HVAC, compressores, e soluções de armazenagem portátil. Essa abordagem pode aumentar a resiliência da empresa em diferentes cenários econômicos.

Conclusões Finais e Reflexões Cruciais para os Donos e CEOs de Locadoras


A análise desses três pilares estratégicos adotados pela UR mostra a importância de expandir a oferta dentro do core business para capturar mais valor dos clientes existentes e atrair novos clientes. Sua empresa está conseguindo fazer análises estratégicas sobre o mercado do rental no Brasil? Está buscando vantagens competitivas para assegurar um crescimento robusto e resiliente? Ou está presa na complacência, deixando a inovação e o crescimento passarem ao largo? Você está preparado para transformar sua empresa e liderar esse mercado? Reflita sobre isso e tome as rédeas das mudanças e transformações necessárias. O sucesso de sua empresa depende das decisões que você toma hoje! E a sobrevivência dela também!



44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page