EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
1 | Liberdade aos Consumidores
Os consumidores buscam autonomia para decisão sobre quando e de quem comprar sua energia. No Brasil, essa autonomia ainda não é grande. Para superar esse desafio, o país precisa dar mais espaço para que mais consumidores participem do mercado livre.
2 | Mocidade Tarifária
O preço da energia no Brasil ainda está entre os maiores do mundo. Razões como excessivos tributos e encargos setoriais, tornam o preço elevado, apesar da matriz ser renovável e com ênfase hídrica, o que deveria torná-lo mais módico. O desafio passa pelo uso cada vez maior das fontes renováveis, pela descentralização da geração e pela geração independente de energia para as indústrias.
3 | Qualidade de Energia
A qualidade da energia é medida pela duração e pela frequência das interrupções. Apesar das melhorias, o Brasil ainda está longe dos padrões mundiais. Ainda será preciso reduzir o nível de perdas não técnicas e a frequência e duração das interrupções para reforçar a confiabilidade do sistema.
MOVIMENTO ESTRUTURAL
1 | Eficiência Energética
A eficiência energética precisa de maior atenção. A economia de energia pode representar mais de 10 GW, cerca de 6% da capacidade instalada até 2027. As indústrias e grandes consumidores deverão priorizar seus investimentos em eficiência energética.
2 | Novas Tecnologias
O Brasil precisa investir em novas tecnologias que permitirão avanços no sistema. Smart grid, armazenamento de energia e veículos elétricos com sua infraestrutura exigem investimentos vultuosos, que possibilitarão maior eficiência ao sistema.
3 | Geração Distribuída
A GD tem crescido no Brasil graças ao crescimento das fontes solar e eólica. A proximidade dos centros consumidores faz a energia mais barata, sem a necessidade de transmissão. Por isso o gás natural e a biomassa também são ótimas oportunidades para a GD e para o sistema elétrico. O grande desafio futuro está na regulação da GD.
O seu planejamento estratégico atual considera ações reais em relação a estes desafios?
Comments