A mobilidade urbana, no que se refere a veículos automotivos, passa por grandes transformações. As tendências futuras podem ser resumidas na tabela abaixo e vão modificar para sempre a relação do ser humano com o seu veículo, se é que alguém terá um veículo para chamar de seu no futuro!
As expectativas dos usuários em relação à mobilidade estão relacionadas à conveniência, qualidade, experiência e segurança. Agora, o que se pode fazer para facilitar a adaptação dos usuários frente às mudanças na Indústria Automotiva?
As empresas de veículos compartilhados devem ter como propósito a segurança dos usuários, dando o exemplo e treinando os motoristas.
As cidades e os estados devem incentivar o uso de veículos elétricos com uma rede de abastecimento que garanta a segurança em viagens e não apenas no uso urbano.
Os sistemas de veículos autônomos devem ser projetados para informar ao usuário, frequentemente, com precisão e em linguagem simples, o que está acontecendo e o contexto.
É fundamental considerar também a perspectiva dos usuários na implementação das inovações, o que requer um planejamento das ações para facilitar o processo.
O futuro da mobilidade terá um impacto significativo no modelo de negócio das revendedoras.
Cada vez mais as atividades de pré-venda e da venda de veículos serão feitas on-line. As revendedoras ainda terão a fundamental interação com os clientes, mas ajustes ao modelo de negócios serão necessários para evitar riscos à sua rentabilidade.
As montadoras estão desenvolvendo os veículos autônomos, elétricos e conectados para um futuro um pouco mais distante e alimentarão grandes frotas, locadoras e os veículos sob demanda (MaaS – Mobility as a Service). Um dos principais objetivos dos veículos autônomos é melhorar a segurança reduzindo as colisões. Isto fará com que os reparos feitos nas revendedoras sejam reduzidos, gerando novas necessidades de ajustes ao modelo de negócios.
O que você acha desse futuro?
Comments