A indústria de alimentos faz uso de ingredientes e aditivos visando manter ou melhorar sua segurança, frescor, sabor, textura ou aparência.
Esses aditivos são necessários para assegurar que os alimentos processados se mantenham seguros e em boas condições de consumo durante sua jornada das fábricas ou cozinhas industriais até os centros de distribuição, varejo e finalmente consumidores.
Geralmente são obtidos por meio de plantas, animais, minerais ou até mesmo sintetizados.
Devido a sua importância para a saúde pública, o mercado de aditivos alimentares é regulado e controlado pela ANVISA, que o define de forma clara conforme abaixo:
Aditivo Alimentar é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento.
Assim como a indústria de alimentos, o mercado de aditivos é amplo, complexo, de grande porte e que cresce a taxas robustas.
Apesar desse crescimento expressivo, o mercado apresenta algumas tendências que podem ser desafiantes para o setor.
A demanda por ingredientes sintéticos está declinando significativamente, à medida que os consumidores têm cada vez mais dado preferência a ingredientes naturais;
Os consumidores brasileiros, especialmente os “millenials”, estão adotando um estilo de vida mais ativo e saudável, apresentando uma mudança em suas preferências de “junk food” para escolhas mais saudáveis e naturais;
Consumidores estão atentos, lendo com atenção as embalagens em busca de informações sobre calorias, gorduras, colesterol, açúcares, proteínas, conservantes, carboidratos, glúten e sódio;
Cresce a busca por produtos com poucos ingredientes “clean label” e ingredientes funcionais.
Conte com os nossos especialistas para ajudá-lo na busca das melhores estratégias para seu negócio.
Yorumlar